cabo de cobre e cabo de aluminio

Cabo de Cobre ou Cabo de Alumínio , Qual o Melhor ?

Eficácia na Condução da Eletricidade

É de conhecimento público os metais Cobre e Alumínio são materiais que muito utilizados ​​na construção civil e nas instalações elétricas nas industriais , principalmente de fios e cabos elétricos, cabos de automação, cabo de instrumentação, cabos de controle, cabos de alarme incêndio, cabos para alta temperatura, entre outras instalações. Podemos dizer que especificamente esses dois tipos de metais quando são utilizados em para condutores elétricos, tem uma grande eficácia na condução de eletricidade  visto que oferecem  pouca ou nenhuma resistência ao passar por esses metais. Porém apesar de serem excelente condutores de eletricidade Além de serem ótimos condutores, tanto para o cabo de Cobre como para o Cabo de Alumínio , os mesmos, possuem diferentes características pois cada tipo de fiação elétrica tem os seus próprios pontos fortes e fracos.

cabo de cobre
Fios e Cabos de cobre

Podemos dizer que por mais de meio século, os fios e cabos de cobre são utilizados em sistemas elétricos residenciais, comerciais e industriais. O tipo de fiação de cobre é muitas vezes preferido em vez de fiação de alumínio em virtude da alta resistência à tração., que é cerca de 40% maior do que a fiação de alumínio. Isso significa que por possuir maior resistência à tração  , os fios e cabos de cobre tem muito menos probabilidade de quebrar do que a fios e cabos de alumínio. Podemos dizer que este fato é importante visto que a instalação dos fios e cabos elétricos geralmente são realizadas com puxamento, e se a fiação elétrica for fraca ou frágil, pode quebrar durante a instalação. Além disso o fios e cabos elétricos possuem uma alta resistência à tração para proteger contra quebras, bem como outras formas de danos físicos.

Os fios e cabos de cobre também possuem um menor coeficiente de expansão térmica se comprado ao fios e cabos de alumínio. Isso significa que a fiação de Cobre não se expande tanto quanto a condutores de alumínio quando ficam expostos ao calor. Em relação a temperatura da fiação elétrica a mesma aumenta na medida que a eletricidade passa por ela. Os fios e cabos de alumínio possuem uma expansão térmica mais alta do que a fiação de cobre, isso resulta em uma expansão maior. O detalhe entre os dois tipos de fiação é que se a fiação se expandir demais, pode causar a quebra de áreas nas quais a fiação foi emendada ou unida.

 

Fios e Cabos de Alumínio

Fios e Cabos de Alumínio

O alumínio se tornou um tipo de material comum utilizado na construção de fios e cabos para instalações elétricas, mas a fiação de alumínio não é tão forte quanto comparada a fiação de cobre e também não tem um coeficiente de expansão térmica baixo. Porém podemos dizer que mesmo assim existem vantagens em usar os fios de cabos de alumínio.

Uma das vantagens é em relação aos preços dos fios e cabos de alumínio  se comprado aos fios e cabos de cobre , a fiação de alumínio chega a custar a metade do preço dos fios e cabos de cobre. Com isso dependendo do projeto a ser efetuado o custo benefício é grande e portanto a economia pode ser grande.

Em resumo podemos afirmar que os fios e cabos de alumínio é um pouco mais fácil de trabalhar em virtude da sua flexibilidade, apesar de não possuírem robustez  e com isso terem uma maior probabilidade de quebras.

cabo de alumíniocabo de cobre