cabo de cobre nu

Tipos de Cabos Elétricos

Para entendermos os tipos de cabos elétricos, vamos iniciar entendendo o que é um condutor elétrico , o qual trata-se de um material que permite que a eletricidade flua facilmente através dele, ou elétrons. Eles são usados ​​para transportar corrente elétrica de um lugar para outro (transferência de energia). Em geral, os condutores com isolantes são frequentemente chamados de cabos elétricos, porém se houver alguma proteção além da isolação para proteger os condutores podemos dizer que trata-se de um cabo blindado.

Os condutores são, na verdade, o interior do cabo. O ouro é um dos melhores condutores de eletricidade, mas logicamente não faríamos condutores de ouro devido ao alto custo. Temos que igualar o custo à condutividade. A maioria dos condutores elétricos são feitos de cobre, um metal que conduz bem e não é muito caro. O alumínio era usado para fazer cabos de alumínio no passado, era um condutor pior, mas mais barato. Atualmente, se o preço (valor) do cobre subir muito, eles serão feitos apenas de alumínio. O tipo de cobre utilizado na confecção dos condutores é o cobre nu eletrolítico de alta pureza, 99,99%.

cabo de cobre nu

Diferença entre Fios elétricos e cabos elétricos

A diferença é simples. Quando há apenas um condutor, é chamado de fio, e quando é composto por vários fios, é chamado de cabo. Ambos têm capas isolantes ou protetoras. Como veremos a seguir, um fio tem um núcleo condutor, enquanto um cabo pode ter um ou mais.

Então, a pergunta sobre o que é um cabo?

Podemos defini-lo como:

Um cabo é um conjunto de condutores elétricos, geralmente isolados por uma capa protetora e eletricamente isolante.

 

Formação dos Condutores elétricos

Os condutores elétricos de baixa tensão, sejam fios ou cabos, são compostos basicamente por três partes:

Núcleo condutor: Feito de cobre, por onde passa a corrente.

Isolador ou isolante: Um material através do qual a corrente não pode passar, que envolve o núcleo do condutor para que a corrente não possa fluir através dele. Sua principal tarefa é separar as partes ativas (condutores que transportam corrente) do ambiente. Geralmente é feito de material polimérico, ou seja, plástico. Os mais utilizados são o cloreto de polivinila (PVC), a borracha de etileno propileno (EPR) e o polietileno reticulado (XLPE).

Capa protetora: Para proteção mecânica de cabos ou fios.

Protege os fios do núcleo e o isolamento de danos físicos e/ou químicos, como calor, chuva, frio, arranhões, golpes, etc. Eles geralmente são feitos de nylon, embora nem todos os condutores tenham essa cobertura e, às vezes, o próprio isolante atua como isolamento e camada protetora. Quando o condutor está sujeito a desgaste externo , a armadura protetora pode ser feita de cobre, aço, latão ou outros materiais resistentes ao desgaste.

Nesse caso, a capa protetora é chamada de “armadura”
Pelo que vimos, um fio possui apenas um núcleo condutor, enquanto um cabo possui vários. Os fios também são conhecidos como cabos de condutor único e os cabos são conhecidos como multicondutores, apesar de existir cabos singelo com um condutor. Na imagem abaixo vemos o que é comumente referido na terminologia elétrica como uma “mangueira” que são vários fios, cada um coberto com seu próprio isolamento e todos cobertos por uma capa protetora, dando a sensação de um único elemento.

cabo de cobre nu

Identificação dos Vários Tipos de Cabos Elétricos

Os cabos vêm em cores diferentes para nos ajudar a identificá-los.

Condutores de fase: marrom, preto e cinza.

Este cabo é onde a corrente entra.

Condutor neutro: azul claro.

Este cabo é onde a corrente sai do circuito.

Condutor de proteção (conexão à terra): verde-amarelo.

É o fio terra e é usado para proteger equipamentos e pessoas.

Tipos de Tensão dos Cabos

Ao escolher um tipo de cabo elétrico, é importante observar  a tensão de trabalho que deve estar em conformidade com o padrão. Quando falamos de cabos condutores de baixa tensão, geralmente são especificadas 2 tensões diferentes, essas 2 tensões nominais são chamadas de tensão especificada do cabo condutor. A quais também são comumente referidos como tensões de isolamento. Os cabos mais utilizados em baixa tensão são cabos com tensões nominais de 450/750V e cabos com 0,6/1KV (600V-1.000V).

cabo de cobre nu

Formação dos Tipos de Cabos Elétricos

Existem muitos tipos de condutores elétricos disponíveis comercialmente, mas vejamos os condutores elétricos principais e mais comumente usados.

– Monopolar: formado por fio.

– Multipolar: Consiste em vários fios.

– Multiplex : Consiste em 2 ou 3 condutores cercados por proteção.

– Rígido: Difícil de deformar.

– Flexível: facilmente deformado.

– Planos.

– Redondo.

– Coaxial: Possui núcleo banhado a cobre envolto por um isolante dielétrico. A blindagem trançada de cobre envolve o isolamento e é finalmente conectada pela camada plástica mais externa.

– Torcido: Consiste em pares de fios de cobre isolados torcidos juntos.

– Com camada isolante: com camada protetora.

– Sem isolamento: Cabos de Cobre Nu

– Blindagem: É constituída por um ou mais fios isolados que são unidos por folha de alumínio ou trança ou fita de cobre na blindagem.

– Cabos de baixa, média e alta tensão.

cabo blindado

Comercializamos vários tipos de cabos, os quais são indicados para as mais variadas aplicações em diversos setores como, construção civil, petróleo e gás, empresas química e petroquímica, mineração, etc
Estamos no mercado brasileiro a mais de 27 anos, contamos com uma equipe qualificada e treinada para oferecer a você o melhor custo benefício, trabalhamos com diversos cabos a preço de fábrica. Se quer receber uma proposta comercial com o preços baixos por favor clique no botão abaixo.

cabos blindados cabo blindado

Abrir bate-papo
Olá! Como Posso Ajudar Você Hoje? 😊