cabos elétricos shield

Função dos Cabos Blindados

Cabos Blindados

Proteção e Segurança

Existem diversas aplicações de cabos os quais necessitam de blindagem sobre os condutores justamente para cancelar as interferências eletromagnéticas externas. Conheça agora e entenda um pouco mais sobre a construção de cabos blindados.

Um exemplo são os Cabos de Instrumentação blindados que consistem basicamente em 2 vias ou mais com condutores isolados. Geralmente esses tipos de condutores estão na configuração de par trançado. Uma proteção de par é aplicada sobre cada par trançado. Junto a blindagem de alumínio tem um condutores dreno de cobre estanhado para que seja realizado o aterramento.

Tipos de Cabos Com Blindagem

Podemos citar outros tipos como cabo de controle blindado, cabo de média tensão blindado, e cada tipo tem a sua função na instalação porém o que todos tem em comum neste caso é a proteção dos condutores, afim de que não haja interferência no passagem de corrente e pulsos elétricos.

De forma mais simples, cabos blindados são os tipos de cabos que possuem condutores isolados cobrindo uma camada sobre a isolação dos condutores. Geralmente, essas blindagens podem ser feitas de fios de cobre trançados nu ou estanhados, fita de cobre, fita de alumínio para proteção elétrica ou algum outro tipo de blindagem que tenha função mecânica também.

Comparando os cabos blindados com os cabos sem blindagem , podemos dizer que sem blindagem tem a espessura final diferente ou seja  espessura final menor e também são mais flexíveis. Porém para ambientes industriais onde os equipamentos tem uma grande tendência de emitir ondas eletromagnéticas, os cabos blindados são os mais recomendados para ligação dos equipamentos. É importante ressaltar que os cabos que não utilizam blindagem apesar de serem mais levem, flexíveis e até mais baratos, não são adequados para uso em ambiente industrial visto que não atendem aos rigorosos requisitos.

Função Da Blindagem nos Cabos

Podemos dizer que a uma das funções mais importantes dos cabos blindados são fornecer proteção aos dados que estão sendo transferidos através dos mesmos contra interferência eletromagnética externa. Esses tipos de cabos que utilizam blindagem de fita de alumínio, malha ou fita de cobre são utilizados ​​principalmente nos centros de dados de grande escala, escritórios e também em instalações onde os computadores são usados ​​em grande escala. A instalação em um  circuito elétrico corre o risco de parar de funcionar em virtude do efeito de EMI externo ou até mesmo reduzir seu desempenho como um todo. As perdas dos dados em virtude do efeito eletromagnético é muito indesejável e porém pode e deve ser evitado usando cabos blindados. Um bom exemplo que pode induzir aos efeitos eletromagnéticos nos cabos, são os alguns dispositivos naturais, assim como eletrônicos, os quais são capazes de gerar corrente elétrica que poderá induzir EMI em cabos, e com isso causar estes efeitos indesejáveis. Portanto para reduzir  a uma quantidade bem baixa a radiação eletromagnética é necessário utilização os cabos blindados em fita de alumínio, cabo blindado em malha de cobre ou cabo blindado em fita de cobre.

Quando é realizado o isolamento dos cabos , o mesmo tem a função de proteger os condutores  contra diversos fatores externos, tais como abrasão, perdas elétricas, umidade, etc., mas geralmente é inútil contra energia eletromagnética. Desta forma , conforme discutido, a blindagem é absolutamente crucial para que o cabo blindado sobreviva e também tenha uma funcionamento eficiente  em locais onde predomina a interferência eletromagnética. Os cabos são responsáveis ​​por conduzir a EMI, e também por irradiá-la, porém se for aplicada a blindagem, existe um fator que restringe a condução e também a radiação de interferência eletromagnética que está relacionada ao cabo.

Níveis Ruídos 

Levando em consideração as diversas linhas de produção e também de configurações industriais, podemos categorizar os ruídos em fontes de geração de alto, médio ou baixo nível de ruído. Visto que as Indústrias que possuem motores grandes e pesados, geradores, aquecedores indutivos, transformadores ou até mesmo linhas de força têm um alto nível de ruído e principalmente este tipo de equipamento pode muitas vezes ser encontrado em fábricas de processamento de metal ou fundições de metal. Quanto ao nível de ruído médio o mesmo se refere aos motores ou relés de médio porte que são normalmente encontrados na instalações de manufatura médias e também em locais como laboratórios, escritórios e linhas de montagem que normalmente geram um ruído muito baixo.

É importante que se diga que a blindagem dentro do cabo é capaz de refletir a energia do mesmo, bem como o ruído de captação gerado pelo cabo e desta forma conduzi-lo ao solo. Em virtude de tais características, a interferência eletromagnética consegue se infiltrar na blindagem e não podendo assim atingir o condutor em nenhum caso. Os cabos blindados em fita de alumínio, malha ou fita de cobre, possuem uma quantidade bem específica de blindagem incluída na construção, que no caso depende principalmente do tipo de aplicação na qual o cabo está planejado para ser utilizado. Então é importante saber alguns fatores que determinam a escolha da blindagem, como Comprimento, peso, dimensão do mesmo.

Comercializamos a linha completa de cabos blindados e sem blindagem, atendemos os mais variados segmentos como montadores de painéis, fabricante de máquinas e equipamentos, empresas de sonorização e iluminação, indústrias químicas e petroquímicas, construtoras e instaladoras e tantas outras.

cabo de controle blindadocabo de instrumentação blindado